Poucas pessoas nas últimas décadas foram capazes de usar ciência com ficção para associar fenômenos inexplicáveis com a possibilidade concreta de vida extraterrestre. O escritor Bruce Sterling faz isso de maneira magistral, e poucos costumam acertar tanto quanto ele acerta em seus romances.
Sua ficção pode ser classificada como “ficção científica hard”, quando os acontecimentos tecnológicos descritos na história são considerados plausíveis a partir do ponto de vista da ciência atual. Tudo isso sem esquecer de colocar muita imaginação e sensibilidade para realizar suas previsões.
Sterling publicou uma compilação impressionante e abrangente de imagens e gráficos que podem ser úteis para aqueles que se preparam para observar óvnis, ou para quem alega já ter avistado um por puro acaso. No catálogo, o leitor encontra formas precisas de naves espaciais de acordo como foram descritas nos casos mais ressonantes observados ao redor do mundo entre o século passado e 1967.
Através desse estudo detalhado, que reúne os vários arquétipos de visitantes espaciais, os observadores de plantão poderão comparar suas experiências, e todos terão mais ferramentas para ver e descrever o que viram em seu contato visual de terceiro grau.