Uma equipe de cientistas descobriu três planetas potencialmente habitáveis em torno da 667C, estrela localizada a uns 22 anos-luz da Terra. A estrela tem pelo menos seis planetas orbitando-a. Os planetas estão localizados na “zona habitável” da estrela, ou seja, na região de temperatura que pode suportar água líquida e vida.
Os planetas são menores do que Netuno ou Urano, mas maiores do que a Terra, informou a Organização Espacial Europeia, que publicou a descoberta. “Sabíamos que a estrela tinha três planetas a partir de estudos anteriores, por isso, verificamos se havia mais”, disse o coautor Mikko Tuomi da Universidade de Hertfordshire
num comunicado.
Ele continuou: “Com algumas novas observações e revisitando dados anteriores pudemos confirmar esses três e revelar com confiança vários outros. Encontrar três planetas de baixa massa na zona habitável da estrela é muito emocionante!”
O coautor Rory Barnes observou: “O número de planetas potencialmente habitáveis em nossa galáxia é muito maior se pudermos encontrar vários deles em torno de cada estrela de baixa massa.” Ele acrescentou que ao invés de olhar para “dez estrelas”, os cientistas podem avaliar estrelas individuais e seus sistemas para encontrar vários planetas potencialmente habitáveis.
|
Impressão artística de uma visão a partir do exoplaneta 667Cd no sistema estelar Gliese 667C (ESO/M. Kornmesser) |