12/04/2013
Na sexta-feira passada, 5 de abril, a NASAanunciou uma nova missão para ajudar na procura por outros mundos potencialmente habitáveis. O site da FORBES relatou que a NASA está dando ao MIT a quantia de US$200 milhões, para financiar o Transiting Exoplanet Survey Satellite(TESS). A missão primária do TESS será a de identificar planetas nas zonas habitáveis de suas estrelas mãe, ou seja, os planetas que estão na distância certa de seus ‘sóis’, onde a água possa existir no estado líquido na superfície dos mesmos. |
Renderização artística do TESS. (Crédito: Chet Beals/MIT Lincoln Lab.) |
A NASA explica que o TESS fará isso através de utilização de “uma estrutura de telescópios que irão desempenhar uma procura por todo o céu, a fim de descobrir exoplanetas que estejam transitando [na frente de suas estrelas], os quais tenham desde o tamanho da Terra, até o de gigantes gasosos, e que estejam em órbita das mais próximas e mais brilhantes estrelas no céu“. Este processo, conhecido como o ‘método de trânsito’, é usado pelo telescópio espacial Kepler da NASA.
Como George Ricker, um cientista pesquisador veterano do Instituto Klavi de Pesquisa Espacial e Astrofísica da MIT e principal investigador do projeto TESS, explica, o “TESS conduzirá a primeira pequisa de transito de todo o céu já feita, cobrindo 400 vezes mais do céu do que outras missões anteriores“.
Adivinhem se logo não teremos notícias de mais exoplanetas que possam suportar a vida? Só que diferentemente das notícias anteriores, esses estarão “em órbita das mais próximas e mais brilhantes estrelas no céu”.