13/03/2013
A NASA anunciou na ontem (12), que o pó de uma perfuração de rocha em Marte revelou um jogo complexo de condições de química orgânicas que dão suporte ao tipo de vida microbiana aqui na Terra.
Anteriormente foi anunciado que, apesar de Marte uma vez ter contido quantidades de água em sua superfície, ainda não haviam indicações ambientais para dar suporte à vida que temos na Terra. A notícia de ontem mudou este cenário.
“Encontramos um ambiente habitável que é tão benigno e dá suporte à vida, que se a água estivesse ao seu redor, e você estivesse naquele planeta, provavelmente poderia beber a água“, disse John Grotzinger, cientista da missão.
A liberação de imprensa da NASA citou “sulfatos e sulfuretos que indicam a possibilidade de uma fonte de energia química para microorganismos“.
A NASA disse que irá perfurar outra amostra que será usada para ajudar a confirmar as descobertas químicas para vários traços de gases que foram analisados pelos instrumentos do jipe-sonda Curiosity.
O plano atual do Curiosity é o de conduzir experimentos na Baía Yellowknife por mais algumas semanas ou meses, e então começar seu trajeto de 10 quilômetros até a grande montanha, conhecida como Monte Sharp, ou Aeolis Mons. Os cientistas irão procurar por mais evidências de química orgânica escondidas nas muitas camadas de rochas da montanha.
Embora a passos curtos e lentos, parece que estamos nos aproximando da oficialização da descoberta de vida extraterrestre, pois mesmo a NASA afirmando que hoje não há vida em Marte, como foi visto pela notícia acima, ela pode muito bem mudar seu veredito com cada nova descoberta.